quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Comidas Típicas Brasileiras

O preparo dos mais diversos pratos da culinária brasileira está ligado aos aspectos socioculturais de nossa história e recebeu a influência de outros povos que aqui estiveram em épocas passadas e nos Legaram em patrimônio cultural valioso, influenciando e dominando até mesmo na alimentação. A variedade de sabores e preferências regionais, com suas especiarias e temperos próprios, tornam-se irresistíveis ao paladar mais exigente de qualquer arte da cozinha nacional.

Os índios brasileiros tinham uma mesa farta e variada, graças à abundância da caça, pesca e dos frutos silvestres, de que se serviam. A farinha de mandioca tão popular entre o povo, do mais simples ao mais requentado, é uma herança indígena. Depois de retirar a raiz, secavam-na ao sol ou ralavam-na ainda fresca numa prancha de madeira cravejada de pedrinhas pontiagudas, transformando-a em farinha alva, empapada que colocavam para escorrer e secar num recipiente comprido de palha trançada. O resultado é o tupuci,
ingrediente essencial no preparo de um famoso prato da cozinha brasileira: o pato no tupuci. Além de ser usado como farofa ou para fazer beijus, pirões, sopas e mingaus, o tupuci pode ser servido como sobremesa, regado com mel. As bebidas eram extraídas dos ananás, do caju, guaraná, jenipapo, acaiá e outros produtos nativos.

O milho muito usado pelos índios foi amplamente aceito pelos portugueses, de paladar mais refinado, que preferiam a comida preparada pelas escravas negras do que as da mão indígena. As negras eram mais experientes eram mais caprichosas na arte de comer bem e assim, introduziram o coco-da-baia, o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o feijão preto, o quiabo e outros ingredientes para a elaboração de pratos mais requintados.

A união das três raças criou uma cozinha tipicamente brasileira, desenvolvendo o uso constante da
panela de barro, da colher de pau e do fogão de lenha, indispensáveis para aprimorar
qualquer quietude.

30 comentários:

Gabriela disse...

Mais ou menos =)

Gabriela disse...

EU ODIEI ESSE SITE PORRAAAAAAAA

The Girls : * .. disse...

seus buros eu noa vou mas entrar aqui esse site e uma droga uma merda odiei

karollayneModelsFakes disse...

fiz o quidim e odiei dá pra fazer outra receita melhor seos culinarios de baixa categoria!

Unknown disse...

eu adorei esse sait ,consigui fazer meu dever de casa ,meito bom adorei !!

Obrigada pela ajuda!!

hanna super gatinha disse...

OI EU ADOREI ESSE SIT - OQ TEVE DE MONTÃO PARA COPIAR + EU ADOREI XAU GALERA

hanna super gatinha disse...

oi gente aq fala a hanna a super gatinha aq não podddiiiiii fala palavão entendido hhhhhããã

As disse...

ESSES POVOQ UE FALA BOSTA DESSE SAITE ELS QUE SAO UMAS BOSTAS ELES QUE NAO SABEM OQ E UAM BOA MATERAI EU ADOREI ESSE SAIT BEJoo BRIGADAO!!

Unknown disse...

foi bom demais poxa vida
fiz minha tarefa ate q fim !!!!!

Unknown disse...

eu adorei estão de parabéns
valeu

Unknown disse...

eu gosto muito dese site
obrig

Unknown disse...

Achei a matéria boa, mas poderiam ter colocado mais informações sobre as comidas dos estados brasileiros, pois há uma certa falta de informações sobre esse assunto, no caso o meu trabalho ficará pobre !!! Quanto ao que as pessoas escreveram aqui dando seus depoimentos acho uma tremenda grosseria e estupidez, usar palavras de baixo escalão e coisas do tipo, ao invés de criticar veja se pode coloborar dando sugestões para enriquecer o site, pq se não serviu para vc pode servir para outrem.Abraço

diprezin disse...

erty4wtytywerytwerywerywery

lira disse...

merda caraio que porra de site e vc que elogiarao o site sao tudo um fila da puta imbencis,fila de uma egua

Unknown disse...

+ nao vale nada pesquisei e nao achei nada

Giovana Cruz disse...

vcs não tem a receita???eu presciso fazer um trabalho da escola!!!! tão loucos né?

Unknown disse...

GOSTE MAS NÃO ACHEI O QUE EU QUERIA QUE ERA UMA RECEITA DE BOLO DE MILHO

Unknown disse...

que nojo quem comeria isso

Unknown disse...

uma droga nao tem nada legal é mó podre!

Unknown disse...

nossa,esse site
e ,maior podre,nao explica nada....as receitas nao dao certo....

Unknown disse...

Que nojo!!! não do site, mas dos participantes com tão baixos níveis de linguagem. Vcs não sabem pronunciar palavras que não sejam palavrões????? Coitados!!!!

Unknown disse...

ADOREI AS RECEITAS ESTAO DE PARABENS

MIL BJSS

CONTINUEM ASSIM

AMEI O SITE

dani sou + eu disse...

eu adorei o quindim adoroo e muito bom

dani sou + eu disse...

eu gostei muito espero que fique assm tabom bjiisos

Unknown disse...

obrigado pela ajuda

Unknown disse...

adoreii esse site beijokas

BLOG ZETE disse...

Vcs deviam estudar um pouco mais a cultura dos outros para então divulgar informações corretas a respeito de qualquer assunto relacionado a cultura dos outros.
1º) Que o nome não é tupuci e sim tucupi;
2º) O tucupi nunca foi servido com mel, muito menos é uma farofa,até porque ele é um líquido.
Tucupi é um prato típico do Norte, que é usado emBelém do Pará para fazer o tacacá.

Unknown disse...

hum adogo isso .. amei
brigadinhooo
dudinha

Unknown disse...

mas não vale pesquisei a manhã toda e não achei

alice disse...

foi bom demais poxa vida
fiz minha tarefa ate

q fim !!!!